ECOdicas
Você sabia?
QUE... já poderia haver uma "Convenção Global", - normas, regras e procedimentos comuns – e um "Sistema Internacional de Alertas", para inibir ou impedir a destruição ambiental?
QUE... a poluição global poderia ter um fluxo e controle uniforme em metrópoles industrializadas? Além de monitoramento, dispositivos padrões de anti-degradação ambiental?
QUE... – em comitiva – visitamos dezenas de Prefeituras, com cartas e solicitações – representando a Sociedade mas que - em nenhum caso - obtivemos uma educada resposta protocolar sequer, em folha timbrada da instituição? Já podemos inaugurar um monumento à "decepção"? Ao descaso?
Ou ao descanso?
QUE... por despreparo técnico-científico de um Prefeito, - sem visão de futuro - toda sociedade sofre as conseqüências da precária prática (ou ausência) de Políticas Públicas e Ambientais?
QUE descumprir-se a "Agenda
QUE... é preciso entender que – sem apoio político de Estados e Municípios – não haverá possibilidade cooperar com espírito de solidariedade global para conservar, proteger e restabelecer a saúde e integridade dos ecossistemas do Planeta Terra? Nem promover Educação Ambiental?
QUE... para se alcançar o desenvolvimento sustentável – ou sobrevivência – a questão de proteção do Meio Ambiente, deverá constituir-se – também - com idéias da própria Sociedade?
QUE... muitas políticas, num processo de eco-desenvolvimento, não devem ser consideradas de maneira isolada, sem atender projetos da população?
QUE... a paz, o desenvolvimento e a proteção (da biodiversidade e ecossistemas) do Meio Ambiente são interdependentes e inseparáveis?
QUE... um dos problemas planetários mais graves – Mudanças Climáticas – por causa da concentração de gases na atmosfera (dióxido de Carbono, ozônio, óxido nitroso, metano e CFCs) são responsáveis por mais de 50% do Efeito Estufa?
QUE... só nos Estados Unidos, as industrias geram uma poluição atmosférica de quase 50% com (CO2) Dióxido de Carbono?
QUE... a "Convenção de Viena" (Para Proteção da Camada de Ozônio/1985) e o Protocolo de Montreal (1987) vem sendo implementados em diversos países?
QUE... em realidade, infelizmente, não se vê a formulação de programas – nacionais e regionais – para controlar as emissões antrópicas desses gases diminuindo os efeitos sobre as mudanças climáticas?
QUE... faltam pesquisas científicas e tecnológicas, com observações sistemáticas sobre mudanças climáticas? Tampouco, programas de educação e conscientização das populações?
QUE... alguns governos são como fumantes? Estão sempre prometendo deixar (...de poluir) de fumar... amanhã? Ou serão como glutões? Só farão dieta depois de mil refeições extravagantes?
QUE... acreditam ser mais fácil despoluir tudo – magicamente - por simples decreto?
QUE... as mudanças climáticas, - num "caos" ambiental - aniquilarão a produtividade global? Sem alimentos, - em meio a fome e secas – como será a sobrevivência?
QUE... em tese: quem não governa para servir... não serve para governar?
(Jornal "A Opinião Pública" – Pelotas, RS / Gazeta da Liberdade – Salvador, Bahia / ECOmagazine online)
Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário) Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado" (Diário da Manhã – Pelotas / RS);
Indicação ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU / Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia". 1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" . Autor de projetos ambientais internacionais.
Informe a senha para acesso
R.Amazonas, 477 A
Cascavel | São Cristóvão
gilnei@ibfecoglobal.org