QUE... para exercer esta proteção – além de cientistas, botânicos, veterinários, químicos, naturalistas zoólogos – é preciso a ação do jurídico, ( advogados e Promotores) com regras, instrumentos e leis ambientais inovadoras?
QUE... os "advogados" são uma espécie de arquitetos dos valores éticos no apoio da legalização da qualidade de Vida e conscientização ambiental?
QUE... "futuras leis" esboçadas no Poder Político, - se instruídas por um Gestor Ambiental - seriam novos rumos para geração e aplicação de novas "leis do futuro"?
QUE... a realização de projetos, sua criação e uso, no campo do "direitos de idéias" , são básicas e essenciais para fundamentar a "idéia do direito", para bem comum da sociedade?
QUE... a civilização prefere tragédias e eco-catástrofes, ao invés de (antes) planejar e agir de forma preventiva?
QUE... o Planeta está supersaturado de gente, animais, produtos venenosos em rios? Os oceanos transformam-se em lixeiras aquáticas? E os manguezais aterrados para loteamentos? E nossa atmosfera e solos estão drogados por produtos químicos?
QUE... apenas em 1971 – no "Dia da Terra" – o Governo da França criou o "Ministério para Proteção da Natureza e do Meio Ambiente"? Idéia seguida por Suécia, Canadá e Japão?
QUE... os desvios civilizatórios da humanidade – sem educação, sem consciência nem respeito pela Natureza - exigem Educação Ambiental em meios de comunicação ( jornais /revistas /TVs/ rádios ), preconizando o uso racional dos recursos naturais?
QUE... com uma "Legislação Municipal Ambiental" abrangente e correta, é possível dinamizar prevenção ambiental? E dinamizar projetos engavetados? Pensar global, agir local?
QUE... a "Sociedade Latina" fará a avaliação de suas prioridades, - de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, - em projetos objetivando a harmonia com a Natureza?
QUE... as "Leis da Natureza" serão severas, implacáveis com os homens e apocalípticas com a "natureza das Leis"? Permitindo-se a destruição do Planeta, teremos um mundo ambiental melhor?
QUE... podemos valorizar a "prevenção"? A "educação"? A severa punição? Ou todas, de acordo com a necessidade e o ponto de vista biológico, científico ou social?
(Jornal "A Opinião Pública" – Pelotas, RS / Gazeta da Liberdade – Salvador, Bahia / ECOmagazine online)
Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário) Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado" (Diário da Manhã – Pelotas / RS);
Indicação ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU / Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia". 1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" . Autor de projetos ambientais internacionais.
Informe a senha para acesso
R.Amazonas, 477 A
Cascavel | São Cristóvão
gilnei@ibfecoglobal.org