QUE... os soldados, tal como os agricultores, são instrumentos de trabalho, para consolidar produtos patenteados? Ou experiências?
QUE... muitos erros foram consagrados com prêmios? Como o cientista Paul Muller – descobridor da molécula do "DDT" – recebendo um Prêmio Nobel da Paz?
QUE... o inseticida "DDT" combatia o "carrapato do púbis" (vulgarmente: chato) dos soldados, mas já era um ensaio de arma química? ...E um potente veneno?
QUE... na Guerra do Vietnã foram aplicados 71,4 milhões de litros de desfolhantes químicos, funcionando como – armamento – estratégicos "ofensivos" químicos?
QUE... a "Convenção de Genebra" foi esquecida dos "Tribunais Internacionais"?
QUE... as pessoas e soldados borrifados com gotículas desta arma química, foram passivos de um aumento – dos resultados – em 50 vezes à mais, na ocorrência de cânceres hepáticos?
QUE... os que discursam pela PAZ, venderam uma fábrica de venenos (para Kadaffi-Saddan) - por 15 bilhões de dólares, - disfarçada numa falsa embalagem de fabrica de "complexo petroquímico"?
QUE... entre 1962 e 1971, os norte-americanos despejaram no Vietnan – o famoso "Agente Laranja" (2,4,5, - T) rica em " dioxinas " altamente cancerígeno e teratogênicos? E mortal?
QUE... desfolharam quase 90% (noventa por cento) das ricas e belas florestas Vietnamitas? Num crime ambiental sem precedentes contra ecossistemas, habitats, espécies e suas populações?
QUE... as quantidades lançadas, correspondem à 500 vezes mais, do que a dose letal permitida?
QUE... apenas em 1985, as guerras consumiram mais de 900 bilhões de dólares? Ou seja, mais de 2,5 bilhões de dólares por dia? ( Segundo dados da própria "ONU" )
QUE... as guerras alimentam setores da sociedade industrial? Navios? Aviões? Tecnologias? Armas? Comunicações? Medicamentos? Um festival de "Know-How" bélicos?
QUE... a natural "Gênese da Vida" está sendo manipulada em laboratórios para imitar a "Vida da Gênese"? Transformar todos, - economicamente - reféns de poucos? Há quem alerte – potencialmente – para este perigo?
QUE... dizer do "slogan" da Revolução Francesa - "Igualdade, fraternidade, igualdade" – no dia à dia? Quando este estandarte terá – humanística & ecologicamente - aplicação em todos continentes e seres do Planeta? Precisamos concordar – em gênero, número e grau – com tudo que aparentam ser luzes?
QUE... a "fome" precisa ser banida – com Ciência & Tecnologia - em todos países?
QUE... como questiona o "Fórum Social Mundial" (Porto Alegre/RS): "Um outro mundo é possível?"
QUE... Nós pensamos além! Que um "Um outro mundo" é exigência! É necessário! É obrigatório, com educação, cultural e bandeiras brancas? E muitos projetos criativos, - e em parceria entre instituições e governos - de senso comum entre os povos?
(Jornal "A Opinião Pública" – Pelotas, RS / Gazeta da Liberdade – Salvador, Bahia / ECOmagazine online)
Dr. GILNEI FRÓES - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário) Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado" (Diário da Manhã – Pelotas / RS);
Indicação ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU / Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia". 1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" . Autor de projetos ambientais internacionais.
Informe a senha para acesso
R.Amazonas, 477 A
Cascavel | São Cristóvão
gilnei@ibfecoglobal.org