Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
SOS Planeta Terra - Educação Ambiental
Postado em 05/05/2011
A Educação Ambiental é uma semeadura para a sustentabilidade. Este plantio exige conhecimento, sabedoria e, sobretudo, muita paciência para efetivar a colheita digna ( de leis, e ações) para a sociedade obtenha a geração de ciência e consciência ecológica, para melhor qualidade de vida as gerações vindouras.

Pequenas observações, grandes inovações. As esperanças de mudanças são como solos férteis, que estão cada vez mais raros e escassos.  Mas, será que semeando dança, música, pintura, teatro, poesia, poderemos promover a instrução ecológica das crianças? Representar brincadeiras de guerra pode explicar que guerras de brincadeira não existem?  E que a consciência das correntes políticas ? no teatro da realidade - estão muito distante da paz, do equilíbrio ecológico e da fraternidade universal?

Bem, 2011 está aí.  É a renovação das sementes de esperança. Mas, as crises e colapsos estão na ordem do dia de todos os governos em todos os povos.  Critérios de sustentabilidade ? no uso dos Biocombustíveis ? serão pauta  e necessidades imperiosas, enfatizando matérias primas agrícolas. O uso do solo terá valorizado  os fins econômicos, mas principalmente os ecológicos, sociais e energéticos.  O uso da eco inovação será permanente!

O cálculo matemático é instrumento valioso para a ecologia. É possível se estabelecer uma fórmula do impacto dos combustíveis nos gases de efeito estufa. Quem acredita pesquise e descubra! ... e isso vale para todas as demais pegadas humanas de destruição do Planeta Terra.

Todos os povos terão que sacrificar o crescimento econômico para cumprir e atingir as metas ecológicas. Uma simples decisão de um Governo pode ser exemplo de inovação para mudanças dos paradigmas... ou motivos de sacrifício da paz universal.

Na contaminação da água, só a China permite o despejo de 30 milhões de toneladas anuais de "DQO" (Demanda Química de Oxigênio (DQO), indicador de poluição da água) nos rios. Porém, a capacidade máxima da absorção da natureza é de (7) sete milhões de toneladas/ano. Quanto a qualidade do ar, acontece 1,3 milhões de mortes prematuras/ por ano, ligadas a doenças respiratórias. O que se espera da meta global? Parar de exterminar florestas e seus seres? Controlar a poluição?

Quiçá, rompendo os paradigmas da ignorância, buscar soluções compartilhadas?  Saberemos prever comportamentos ? sem projetos nem cientistas ? para melhorar a natureza da vida? ... e a vida da natureza?  

Esquecemos que a água é essencial aos peixes, plantas e seres humanos? Que precisamos urgentes mudanças de regras no jogo político, (carente de conhecimento científico), para determinar novas regras de mudanças eco sociais?  

Nossa alternativa é pedir uma colaboração do espírito e propor um amplo, geral e irrestrito espírito de colaboração? Mas onde os ecologistas terão vez, voz e ouvidos? Ora Papai Noel!... meu presente é simples!  Você pode renovar nosso estoque de verdes esperanças ecológicas para o Ano Novo?  Pois então, haja saco!

Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário, Gestor Ambiental)    Em 1990 ? Prêmio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado"  (Diário da Manhã ? Pelotas / RS);                                                                                           Indicação
ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU /
Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia".  1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" .  Autor de projetos ambientais internacionais.




ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Cascavel - por Sergio Sanderson
Ponte Molhada - Cascavel
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1664788 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação