Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Dia do Índio
Postado em 19/04/2011


 


19 de abril: outro ?Dia do Índio?. Os povos da floresta, apesar de suas reservas, correm risco de extermínio. Embora vivam num habitat onde os ecossistemas são templos do mistério da natureza, observam que a flora e fauna têm suas populações - igualmente ? ameaçadas... desaparecendo gradativamente com as Florestas.


 


Como tudo no Planeta Terra, há muitas teorias e hipóteses sobre o enigma indígena. Pintura corporal, artefatos, colares, cocares, danças, cantigas, totens, linguagem. De onde provêm tantos mistérios?


 


A idéia de migração ? secular - de povos pelo ?Estreito de Bering? (descoberto por Vitus Bering) constitui uma coletânea racial de DNA que garantiram a sobrevivência (...com corpos nus, com medicina da floresta,  arco e flechas para guerras, caça e pesca) em meio natural rústico, adverso. 


Até hoje os índios sofrem preconceitos! Ora violentos e guerreiros (Cayapós); ou comedores de carne humana; ou tribos mansas (Carijós); e outros com espírito de negociantes ( ouro, madeira, diamantes!) ou como os nossos ? alcoólatras - do Paraná.


 


Confesso que na primeira vez que vi o cacique ?Mário Juruna? falar, que fiquei percebendo sua pureza e inocência perante a raça branca que o transformou em Deputado Federal. Depois, perdeu a identidade de índio, da sua tribo e ficou desacreditado com os brancos.


 


Quem chorou pelo extermínio de tribos inteiras, - provocadas por roupas contaminadas de varíola, sarampo ou uma simples gripe ? para pegarem suas terras férteis?  Quem defendeu os indígenas, - perseguindo seus direitos - como os irmãos ?Villas Boas?? Quem conta na história ? que como aliados fiéis dos portugueses ? expulsaram os holandeses na Batalha de Guararapes?  Quem se lembra destes irmãos de hino e bandeira, defendendo as fronteiras da selva Amazônica em quartéis distantes?


 


Para impedir a devastação da Floresta Amazônica, os índios da tribo ?Ikpengs? (...restam 400 índios) promoveram a recuperação das margens ? e das nascentes ? do Rio Xingu, no Estado do Mato Grosso.  Nesta data ? no ano passado ? cruzei no famoso ?pedágio? de uma reserva indígena a caminho de ?Sapezal?, onde permanecemos 4 ou 5 dias.


 


Quem diria: nem o antropólogo ?Darcy Ribeiro? (Senador, Ministro da Educação e Cultura) apesar de ter espírito indígena, não profetizaria tal evolução sociológica. Sinal dos tempos!


 


Aquele dia livre, gravado na mente e espírito, é uma legítima peregrinação a todo ?Dia do Índio? eco tecnológico do futuro... sem volta nem saída de emergência para salvação do Planeta Terra. E ? tudo isso - apesar das tribos estarem equipadas com computador, filmadoras, telefone celular, internet, antena parabólica e internet.


 


Nesse ?Dia do Índio? ...ficam idéias perigosas a nação brasileira!  Que os países ricos vão proteger a Amazônia! Quem já tem planos pilotos e propostas! Mas o que sabemos sobre sua cultura, mitos, ritos, artes, alimentos e espiritualidade?  Que Brasil nós queremos?


 


Dr. Gilnei Fróes ? Presidente do ?Instituto Bering Fróes Eco Global?


ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1664798 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação