DIA MUNDIAL DA ÁGUA
É natural que a conscientização e a Educação Ambiental da sociedade são aspectos fundamentais e prioritários para a defesa e preservação dos mananciais de água potável.
Consideramos que ? como hoje já existe escassez de água nas metrópoles ? no futuro haverá maior necessidade de reaproveitamento da água dos oceanos, pela dessalinização para suprimento de residências, empresas, condomínios, indústrias, hospitais e agro-negócio adaptado pela biotecnologia.
Todavia, as populações não estão mobilizadas nem preparadas para enfrentar os racionamentos. Tampouco os governos!
Pioneiramente, o "Dia Mundial da Água", começou em 1992 no Rio de la Plata, Argentina e foi adotado como uma iniciativa global incorporada pela ?Organização das Nações Unidas?. (ONU)
O objetivo de comemoração do "Dia da Água" é o de informação, promoção e criação de um padrão de consciência entre os povos e nações, destacando a importância vital global da água.
O "Dia da Água" é dedicado a realização de programas, atividades, campanhas, ações, pesquisas e publicações, visando ao desenvolvimento de tecnologias para educação e melhor aproveitamento dos recursos aqüíferos.
Todos os anos, a "ONU" escolhe uma temática-foco a ser discutida no "Dia Mundial da Água". Como se constata já foram abordado os temas seguintes:
* 2011: Água comum: partilha de oportunidades * 2010: Água Limpa para um Mundo Saudável * 2008: Saneamento
* 2007: Lidando com a escassez de água.
* 2006: Água e Cultura.
* 2005: Água para a Vida.
* 2004: Água e desastres.
* 2003: Água para o futuro.
* 2002: Água para o Desenvolvimento.
* 2001: Água e saúde.
* 2000: Água para o Século XXI.
* 1999: Todos vivem a jusante.
* 1998: Águas subterrâneas ? o recurso invisível.
* 1997: Água no mundo: isso é suficiente?.
* 1996: Água para cidades sedentas.
* 1995: Mulheres e Água.
* 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é um assunto de todos.
Destacamos que o complexo de impactos gerados pelo crescimento populacional urbano, (... lixos/ habitação/ energia) cada vez mais acelerado, somado a industria de alimentos e envoltos pelo principio da incerteza causada pelas mudanças climáticas, (...gerado pela mão humana industrializada); aliada aos conflitos internacionais de guerras (...políticas e por bacias hidrográficas); ou das imprevisíveis catástrofes naturais que atingem todos os sistemas urbanos de abastecimento de água e conduzem o Planeta Terra a caótico alerta geral.
Não é um Dia de Comemoração, mas sim de ação e meditação (...e quiçá oração!) pela defesa dos ecossistemas e mananciais aqüíferos, do qual depende a vida de todos os seres e todos os povos do Planeta Terra. Mesmo sabendo usar... irá faltar!
Dr. Gilnei Fróes: Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global"
Informe a senha para acesso
R.Amazonas, 477 A
Cascavel | São Cristóvão
gilnei@ibfecoglobal.org