Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
SOS Chile
Postado em 24/10/2010

Fenix 2, nome da cápsula de resgate dos mineiros chilenos, foi  criado por Heródoto (historiador Grego do séc. V, a.C), pai deste termo mitológico.  Porém, há duas Fênix: (Phoenix), a ?palmeira?; e (Phoinix) a ?ave? que renasce das próprias cinzas, assim sendo divulgada - na mitologia - por chineses, gregos, egípcios. Também é ligada à alquimia, a Hermes Trismegistos, à filosofia hermética da Pedra Filosofal.

Curiosa e simbolicamente há um paralelo da Fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.  Isto vale para pessoas, empresas, governos!


Para mim simboliza a estrela ?Sótis? (de 5 pontas) flamejante,  pentagrama,  que faz parte de minha assinatura, irradiando a energia sagrada da natureza da vida e todas as bênçãos da vida da natureza. Essa marca registrada surgiu, misteriosamente, ao assinar meu diploma universitário quando ? mergulhando na cápsula do tempo - renasci na vida de criatividade, em projetos de empreendedorismo. Idéias, projetos, inovação, prêmios!


Hoje, o Governo do Chile ? na pessoa do Presidente Piñera (e staff) - surpreende o mundo! Dá exemplos de humanismo! Investiu na garantia de vida de 33 seres humanos. Isto permite a indagação: porque não podemos resgatar todos (... ou a maioria!) dos bilhões de seres viventes da desunida família do Planeta Terra? Dessa tragédia de sobrevivência manual tiramos lições para um manual de sobrevivência?  Que inovações faltaram?


A Fênix simboliza ressurreição! E o mesmo para o Presidente do Chile que, num momento de super consciência, pôde atender e participar desse resgate. Hoje, propomos, o Chile poderá se direcionar na aplicação de empreendimentos de eco desenvolvimento global? 


Há décadas trabalho na geração de consciência ecológica com ciência. Porém, percebo que, a falta de sensibilidade à causa, (...além de desconhecimento de ciência de governantes) não permite que se dê a importância à preservação da Floresta Amazônica, dos Andes, Pantanal, deserto de Atacama, aos oceanos e seus seres, e populações do Planeta Terra. Projetos, Ciência & Tecnologia, Inovações.


Hoje, o Deserto de Atacama é um pólo de atenções e ações até para o projeto ?SOS? Planeta Terra. No Governo anterior do Chile, tentei uma audiência com a presidenta, para implantação de um ?Centro de Alertas Ambientais?. Objetivo: parceria internacional para promover pesquisas preventivas direcionadas - em especial - para terremotos e tsunamis no Oceano Pacifico. Recebi uma mensagem agradecendo. Seria marcada uma reunião. (...que ? infelizmente - não ocorreu). Assim, a prevenção da tragédia que poderia ? ao menos - ter avisado, alertado as populações indefesas não aconteceu.


Ironicamente, duas semanas antes do trágico terremoto e tsunami, esteve em nossa casa dois membros da Universidade do Chile (Lucas e Conrado), que ao ver detalhes e valor do empreendimento ?SOS? Planeta Terra, o consideraram valioso, oportuno e necessário.  Detalhe:salientaram que estava na época de acontecer outro grande desastre natural em seu país.  Três dias depois seguiram viagem ao Paraguai, Bolívia, retornando ao Chile bem na época da tragédia.


A incubação de projetos ambientais avançados são desafios a Governos.  A meta é renascer a solidariedade da humanidade. Nascer o ?Cidadão Planetário? é exigência dos povos.  Água, ar puro, alimentos, energia e, projetos alternativos, têm custos econômicos, mas são pequenos perante os resultados ecológicos preventivos.  É valioso ao salvar vidas!

A ave Fênix representa o Sol, (que morre à noite e nasce pela manhã), máximo símbolo de esperança no renascimento. O projeto ?SOS? Planeta Terra nasce da luz interior, para não se morrer nas trevas, sem energia, nem soluções para eco-catástrofes. No ?SOS? Planeta Terra, o Sol representa a vida da natureza (...que precisa ser preservada de forma íntegra), para continuidade da eterna sustentabilidade da natureza da Vida... para todos os seres planetários indistintamente.Amanhã ? como o Sol - poderei ir ao Chile, Cingapura, NY, ou qualquer latitude do planeta trabalhar pela vida. Mas esqueceremos o violento terremoto do Haiti? O trágico deslizamento de terra em Angra dos Reis? Enchentes e terremotos na China? O tsunami que matou 230 mil pessoas num dia em Sumatra? E como contabilizar todas as pandemias reflexos destes desastres naturais? Onde será o próximo? Quantas pessoas morrerão desnecessariamente?Será que as causas mortis por doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, etc.,  são em numero maior do que os desastres naturais?  Há estatísticas corretas (sem manipulações!) destes indicadores da vida? Mas poeiras, poluição, (de ecossistemas e mananciais), falta d?água e saneamento,
 são impactos ambientais determinantes de alergias e mortais diarréias? Sem saúde ambiental existirá saúde humana?  O desastre da mina de ?Copiapó? não é um alerta para expandirmos as possibilidades de solidariedade internacional contra os desastres ambientais globais? O Chile é um país de educação e cultura avançada. Pode até surpreender países potencias do planeta Terra. Pode ser exemplo, integrando o projeto ?SOS? Planeta Terra. Pode ser sua sede principal. A maior ameaça aos povos é a falta solidariedade. Precisamos viajar na cápsula da consciência, observando que a paisagem da ?política da natureza?, é dependente da ?natureza política?. E nossa viagem planetária ? apesar de coletiva para todas as nações ? depende da ação e educação ambiental de cada um. E às vezes... de um projeto!


Dr. Gilnei Fróes ? Coordenador do projeto ?SOS? Planeta Terra ?  www.ibfecoglobal.org

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1664820 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação