Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Você está aqui
SOS Planeta Terra -> Eco Dicas
Você Sabia? 9
Postado em 25/02/2006

ECOdicas


Você sabia?


 


QUE... já poderia haver uma "Convenção Global", - normas, regras e procedimentos comuns – e um "Sistema Internacional de Alertas", para inibir ou impedir a destruição ambiental?


 


QUE... a poluição global poderia ter um fluxo e controle uniforme em metrópoles industrializadas?  Além de monitoramento, dispositivos padrões de anti-degradação ambiental?


 


QUE... – em comitiva –  visitamos dezenas de Prefeituras, com cartas e solicitações  – representando a Sociedade  mas que - em nenhum caso - obtivemos uma educada resposta protocolar sequer, em folha timbrada da instituição?  Já podemos inaugurar um monumento à "decepção"?  Ao descaso?


Ou ao descanso?    


 


QUE... por despreparo técnico-científico de um Prefeito, - sem visão de futuro - toda sociedade sofre as conseqüências da precária prática (ou ausência) de Políticas Públicas e Ambientais?


QUE descumprir-se a "Agenda 21", poderia ser crime de omissão?


 


QUE... é preciso entender que – sem apoio político de Estados e Municípios – não haverá possibilidade cooperar com espírito de solidariedade global para conservar, proteger e restabelecer a saúde e integridade dos ecossistemas do Planeta Terra? Nem promover Educação Ambiental?


 


QUE... para se alcançar o desenvolvimento sustentável – ou sobrevivência  – a questão de proteção do Meio Ambiente, deverá constituir-se – também - com idéias da própria Sociedade?  


 


QUE... muitas políticas, num processo de eco-desenvolvimento, não devem ser consideradas de maneira isolada, sem atender projetos da população?


 


QUE... a paz, o desenvolvimento e a proteção (da biodiversidade e ecossistemas) do Meio Ambiente são interdependentes e inseparáveis?


 


QUE... um dos problemas planetários mais graves – Mudanças Climáticas – por causa da concentração de gases na atmosfera (dióxido de Carbono, ozônio, óxido nitroso, metano e CFCs) são responsáveis por mais de 50% do Efeito Estufa?


 


QUE... só nos Estados Unidos, as industrias geram uma poluição atmosférica de quase 50% com (CO2) Dióxido de Carbono?


 


QUE... a "Convenção de Viena" (Para Proteção da Camada de Ozônio/1985) e o Protocolo de Montreal (1987) vem sendo implementados em diversos países?


 


QUE... em realidade, infelizmente,  não se vê a formulação de programas – nacionais e regionais – para controlar as emissões antrópicas desses gases diminuindo os efeitos sobre as mudanças climáticas?


 


QUE... faltam pesquisas científicas e tecnológicas, com observações sistemáticas sobre mudanças climáticas?  Tampouco, programas de educação e conscientização  das populações?


 


QUE... alguns governos são como fumantes? Estão sempre prometendo deixar (...de poluir) de fumar... amanhã?  Ou serão como glutões?  Só farão dieta depois de mil refeições extravagantes?


 


QUE... acreditam ser mais fácil despoluir tudo – magicamente - por simples decreto?  


 


QUE... as mudanças climáticas, - num "caos" ambiental - aniquilarão a produtividade global?   Sem alimentos, - em meio a fome e secas – como será a sobrevivência?


 


QUE... em tese: quem não governa para servir... não serve para governar?


 


(Jornal "A Opinião Pública" – Pelotas, RS / Gazeta da Liberdade – Salvador, Bahia / ECOmagazine online)


 


Dr. Gilnei Fróes  - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário)    Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado"  (Diário da Manhã – Pelotas / RS);


Indicação ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU / Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia".  1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" .  Autor de projetos ambientais internacionais.

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1777627 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação