Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Você está aqui
SOS Planeta Terra -> Eco Dicas
Você Sabia? 8
Postado em 25/02/2006

 


ECOdicas


   Você sabia...


 


QUE... a dramaticidade dos alertas dos ecologista – para salvar o Planeta – é vista como "frescura" ou "alarmismo",  por pessoas incultas, irresponsáveis e / ou cientificamente despreparadas?


 


QUE... é difícil precisar - com exatidão – qual a dimensão do rompimento da Camada de Ozônio?   Que danos produzirão nas calotas polares?  Ou no "agrobusiness"?  Ou na pele das pessoas?


 


QUE... a abertura da "Camada de Ozônio" afetará regiões diversas pessoas aumentando câncer de pele?


 


QUE... junto com o "Efeito Estufa" pode aumentar a temperatura  terrestre entre 2° e 6° Celsius?


 


QUE... há um progressivo degelo das calotas polares?  E terras férteis produtivas e cidades litorâneas serão invadidas por águas oceânicas?


 


QUE... desaparecerão centenas de espécies ( insetos, aves, peixes,etc ) diariamente?


 


QUE... inexiste "alarme global" para informação técnica desta calamitosa destruição ambiental?


 


QUE... a população Planetária continuará crescente?  Miséria biossocial ( Fome, doenças ) idem?


 


QUE... inexistem conhecimentos seguros acerca da Ecologia de nosso Planeta? De quando será tarde demais para se evitar (...ou se estará no meio!) de uma catástrofe  ambiental surpresa?   Nevadas?   Secas?    Chuvas?   Tsunâmis?  Terremotos?   Ciclones?


 


QUE... mesmo que só poucos cientistas pesquisem sistemas complexos, são muitos atores que participam da complexa destruição do palco da Natureza?


 


QUE... os continentes têm suas paisagens transformadas – pela industria, cidades, uso de recursos naturais e agricultura – numa perigosa revolução, que é um desafio à sobrevivência humana?


 


QUE... os progressos da Biotecnologia e tecnologias genéticas são estratégias – irreversíveis - de eficácia ecológica e eficiência econômica?


 


QUE... as diferenças entre países do Hemisfério Norte e Sul, - Desenvolvimento & subdesenvolvimento - são questões de óticas econômico-ambientais de pura manifestação de cinismo? Ou de ignorância?  Será que há 2 Planeta Terra, com diferentes "leis da natureza"?


 


QUE... a Economia & Ecologia devem conviver (... e serem!) apoiadas na Política, para que as futuras gerações não tenham o pesadelo de só sobreviver no Planeta?


 


QUE... em apenas " dois (2) séculos" gastamos mais recursos naturais do que em milhões de anos na História da Sociedade humana?


 


QUE... o egoísmo Econômico do gênero humano continuará impondo-se - contra uma escolha racional ecológica e cientifica - para preservação dos escassos recursos naturais?


 


(Jornal "A Opinião Pública" – Pelotas, RS / Gazeta da Liberdade – Salvador, Bahia / ECOmagazine online)


 


Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário)    Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (Artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado"  (Diário da Manhã – Pelotas / RS);


Indicação ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU / Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia".  1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" .  Autor de projetos ambientais internacionais.

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1994890 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação