Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
De que Planeta você é?
Postado em 02/06/1988

            PLANETA POESIA, mas não da poesia açucarada dos fabricantes de sonhos, nem tampouco da estupidez que fuzilou "Garcia Lorca", ou que exilou Pablo Neruda, ou que execrou "Cervantes", pai de Dom Quixote;      ou que marcou as faces do poeta "Neyr Acunha" e condenou "Lobo da Costa" a morrer na sarjeta.


 


                PLANETA FRATERNIDADE, quando apenas as tragédias modelam os arquétipos desta palavra.  PLANETA RELIGIOSO, cujos erros históricos cometidos nos tribunais à sombra da cruz, foram heresias, crimes contra intelectuais e cientistas, determinando um atraso cultural imperdoável.  


 


PLANETA MEDO, de uma guerra nuclear, ou falta d’água potável, ou ar-puro e alimentos. PLANETA INVISIVEL, com anjos, arcanjos, querubins e Serafim; Ou de silfos, ondinas, gnomos, salamandras e duendes.  PLANETA ARTE, com a magia das 7 cores, dos simbolismos das palavras, da harmonia das 7 notas musicais, na dança de fusas e semi-fusas, no afinado canto dos pássaros.


 


PLANETA AZUL, pela frase do olhar néon espacial de Yuri Gagarin.         PLANETA VERDE "que te quiero verde"  da Amazônia Latino América.   PLANETA VERMELHO por queimadas-crime das florestas tropicais, transformando-as em PLANETA AMARELO, por desertificações crescentes.


 


PLANETA MUDANÇA, do verso e reverso, do Yin e Yang, da dualidade humana, do livre-arbítrio, das lutas do "Poder" e da avidez do lucro.   PLANETA MÍSTICO, da Cabala, Tarot, I Ching, Runas,  jogo de búzios, quiromancia, dos Extra-Terrestres, das cidades perdidas, dos mistérios das Pirâmides Egípcias, Pirâmides Mayas no México, do esoterismo e da  Alquimia.


 


PLANETA FICÇÃO, onde os super-heróis  dos filmes das TVs, confundem a mente  de todas crianças e adultos... que não conhecem o PLANETA REALIDADE.   PLANETA NEGRO pelas sombras deixadas pelos racistas; pela África assaltada por mercadores de gente.  PLANETA AMARELO pela tradição milenar da Acupuntura Médica dos irmãos chineses; de suas descobertas (pólvora, bússula, velas para navegação e iluminação).


 


PLANETA VERMELHO pelo mar de sangue, dos índios pele-vermelhas, exterminados pelo General Custer, nos EUA.   PLANETA BRANCO do "café-society", do chá das quatro, dos safáris sanguinolentos, das guerras planejadas em gabinetes, para vender mais aço no "marketing" da morte.   PLANETA PRISÃO, onde só os astronautas e os loucos experimentam a liberdade.


 


PLANETA PROPAGANDA que faz comércio de vidas, da morte e do espírito. PLANETA COMUM, com um futuro ambiental ameaçado e sem preocupações e nem esforços comuns, para implantar um "desenvolvimento sustentável".   PLANETA ANTI-ECOLÓGICO, quando o serviço secreto Francês afundou por sabotagem, a traineira "Rainbow Warrior" da Organização "Greenpeace". 


 


PLANETA BARATA, que habitam nosso planeta há mais de 300 milhões de anos e que, em caso de Guerra Nuclear, ...serão as únicas sobreviventes!   Ou preferem PLANETA HOSPÍCIO, que encarcera homens de mente privilegiada, deixando em liberdade os paranóides opressores?   Ou PLANETA LIXO, ao invés de LUXO ? ( por perder-se fortunas sem reciclagens ou técnicas adequadas.)


 


Quando esta parafernália, chamada "progresso" terá "conserto"? ... Ou "concerto" ?


                A partitura será escrita em "Clave de Dó" ( que significa dor!)... ou em "Clave de Sol" ( que ilumina e aquece ) sonorizando a Natureza?   De que planeta você é?


 


( Jornal da Manhã, Criciúma, SC -02/ 06 / 1989 –  Diário da Manhã, Pelotas, RS - 1990)

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Cascavel - por Sergio Sanderson
Ponte Molhada - Cascavel
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1751935 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação