Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
SOS Planeta Terra - Esquecimento Global
Postado em 05/05/2011
Vamos colocar mais lenha na fogueira do ?aquecimento global?. Os matizes do texto em vermelho são para lembrar o sangue dos animais e labaredas que os governos insistem não ver! ... e apagar!

Todos os incêndios criminosos, (de irreversível recomposição da natureza) com destruição do habitat Amazônico, promovem uma mortandade da biodiversidade (ovos, ninhos, matrizes de espécies em extinção) que, tão somente os cientistas e gestores ambientais especialistas, podem fazer uma avaliação e dar um laudo de necropsia ambiental.

Já fiz experiências (...e assim podem ser repetidas) realizando uma plantação numa área isolada numa lâmina de ?concreto?, ao invés do solo tradicional. Deu certo! Fiz uma mini florestinha! Depois demonstrei a tese científica a um abalizado engenheiro agrônomo (Vaz da Silva) e ele resumiu: ?Estamos aptos ? com C&TI ? a transformar ?desertos em florestas?. Aproveitando, retruquei: porque este crime de lesa-pátria permite transformar a ?floresta em deserto?, referindo-me à Amazônia. E nossa conversa derivou para uma coletânea de intere$$es (madeira, terras, ouro), com auto censura e impublicável.

E finalizamos, rindo: só os ?árabes? tem dinheiro e audácia... para um projeto destes!

Recentemente, nos bastidores da realização da ?2° Cúpula Global de Governadores sobre Clima e Floresta?, em pauta realizada (30/09/09) em ?Los Angeles?, aconteceu uma prévia dessa ?Copenhagen tour?. Tudo bem distante dos cenários dos crimes ambientais (...liderada pelo Governador da Califórnia, ator Arnold Schwarzenegger) onde, lá em Copenhagen vão se reunir 70 líderes da Europa, Ásia, América do Norte, do Sul e Central, Austrália e África.

Alguns governadores de Estados do Brasil vão passear com polpudas diárias e, (...sem conhecimento científico de causa) não poderão ter estratégias, projetos de C&TI, capazes de reduzir as emissões dos gases ? emanados dos incêndios da floresta ? que são causadores do efeito estufa.


Vislumbro um único projeto viável: polícia & bombeiros de plantão! Recomendaria é o que está em meu livro ?Dossiê da Amazônia?. Na época, disse que iria criar camelos na Amazônia (... e todos riram ! ). E profetizei: ?Este espaço geopolítico será Deserto Amazônico?. E mais, em síntese, recomendei ao Ministro José Lutzenberguer: ?Exército? na floresta; ?Marinha? nos rios; ?Aeronáutica?, nos céus... e na época esqueci de dizer que o ?Corpo de Bombeiros? seria a corporação líder, ...com a ?Polícia Federal? na porteira dos infratores.

É óbvio que longe do cenário do crime ambiental (num evento de tapetes fofos e ar-condicionado perfeito!), todos vão falar de programas e projetos mirabolantes envolvendo bilhões de dólares ( que vão sumir! sem resultados para a sociedade!), esquecendo que são analfabetos ecológicos. Ganharam um titulo político nas urnas: de Governador! Os discursos escritos por ?experts? jornalistas, terão efeito de uma fogueira de ?São João?. Ao apagar as luzes da conferência restarão as cinzas fotos!

Eu sei que há um ?Plano de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento? que transforma a Amazônia em jardim dos gringos! ... considerando o ecológico ?valor da floresta? aos mecanismos de equilíbrio climático planetário. Porém esquece que da bilionária ?floresta de valores? econômicos, pode nascer de um ?Science park?, como já preconizamos ao Ministério do Desenvolvimento

Porém, como proteger o bioma amazônico, com empresas explorando suas veias e artérias? Ou numa fronteira de produção agrícola nada sustentável?

Gostaria de ressuscitar o poeta espanhol ?Garcia Lorca? e ver se ele teria coragem de recitar: ?Verde que te quiero Verde?. Todos os ambientalistas passam a idéia de serem ingênuos! Será que tem mania de perseguição? Ou tudo é pura paranóia?

Conheço muitos ? doutores, mestres, especialistas ? que são desempregados crônicos! Outros (... por serem corretos!) são processados! Outros ameaçados de morte! ... só por que querem a aplicação de respeito dos ?princípios da natureza? aliado à ?natureza dos princípios? das leis, para que se realize a defesa, preservação e melhoramento ambiental... para a sociedade... indistintamente.

Como ninguém sabe nada, ( lá em Copenhagen! ) assinarão um ?Tratado ou Acordo de Cooperação Conjunta?. Mil fotos para os jornais, com noticias escritas por assessores, afirmando tudo foi ótimo! Dirão que há um novo prazo (2020) para promover ações ( ... que não sabem quais?) direcionadas à redução emissões de carbono para impedir as ?mudanças climáticas? globais!

Que bonito! E nós continuaremos respirando lixo! ... e vendo nas notícias a Amazônia virar toras de madeira, carvão e cinzas de churrasco de domingos!

Copenhagen! Novo acordo, novo discurso! Mas a devastação das florestas, (...que é um crime ambiental inafiançável), prosseguirá na cara de toda sociedade, do governo e Ministério Público... ameaçando ? também o poder da Lei!

Assim, o tema do ?aquecimento?, em breve, continuará no esquecimento global! ... até a próxima reunião de líderes mundiais!



Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário, Gestor Ambiental)    Em 1990 ? Prêmio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: "TAIM: paralelo 33° ...ameaçado"  (Diário da Manhã ? Pelotas / RS);                                                                                           Indicação
ao "The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao "The Global 500 Awards" (ONU /
Kenya) Autor de livros: como "Dossiê da Amazônia".  1° Premio do "I Latino Ambiental Awards". Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global" .  Autor de projetos ambientais internacionais.



ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Cascavel - por Sergio Sanderson
Ponte Molhada - Cascavel
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1570376 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

+55 45 3227 7750

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação