Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Dia Mundial da Água
Postado em 22/03/2011

 DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 


É natural que a conscientização e a Educação Ambiental da sociedade são aspectos fundamentais e prioritários para a defesa e preservação dos mananciais de água potável.

Consideramos que ? como hoje já existe escassez de água nas metrópoles ? no futuro haverá maior necessidade de reaproveitamento da água dos oceanos, pela dessalinização para suprimento de residências, empresas, condomínios, indústrias, hospitais e agro-negócio adaptado pela biotecnologia.

Todavia, as populações não estão mobilizadas nem preparadas para enfrentar os racionamentos. Tampouco os governos!

Pioneiramente, o "Dia Mundial da Água", começou em 1992 no Rio de la Plata, Argentina e foi adotado como uma iniciativa global incorporada pela ?Organização das Nações Unidas?. (ONU)

O objetivo de comemoração do "Dia da Água" é o de informação, promoção e criação de um padrão de consciência entre os povos e nações, destacando a importância vital global da água.

O "Dia da Água" é dedicado a realização de programas, atividades, campanhas, ações, pesquisas e publicações, visando ao desenvolvimento de tecnologias para educação e melhor aproveitamento dos recursos aqüíferos.

Todos os anos, a "ONU" escolhe uma temática-foco a ser discutida no "Dia Mundial da Água".  Como se constata já foram abordado os temas seguintes:

* 2011:         Água comum: partilha de oportunidades                                                                                                                           * 2010:        Água Limpa para um Mundo Saudável                                                                                                                             * 2008:        Saneamento
* 2007:        Lidando com a escassez de água.
* 2006:        Água e Cultura.
* 2005:        Água para a Vida.
* 2004:        Água e desastres.
* 2003:        Água para o futuro.
* 2002:        Água para o Desenvolvimento.
* 2001:        Água e saúde.
* 2000:        Água para o Século XXI.
* 1999:        Todos vivem a jusante.
* 1998:        Águas subterrâneas ? o recurso invisível.
* 1997:        Água no mundo: isso é suficiente?.
* 1996:        Água para cidades sedentas.
* 1995:        Mulheres e Água.
* 1994:        Cuidar de nossos recursos hídricos é um assunto de todos.

Destacamos que o complexo de impactos gerados pelo crescimento populacional urbano, (... lixos/ habitação/ energia) cada vez mais acelerado, somado a industria de alimentos e envoltos pelo principio da incerteza causada pelas mudanças climáticas, (...gerado pela mão humana industrializada); aliada aos conflitos internacionais de guerras (...políticas e por bacias hidrográficas); ou das imprevisíveis catástrofes naturais que atingem todos os sistemas urbanos de abastecimento de água e conduzem o Planeta Terra a caótico alerta geral.

Não é um Dia de Comemoração, mas sim de ação e meditação (...e quiçá oração!) pela defesa dos ecossistemas e mananciais aqüíferos, do qual depende a vida de todos os seres e todos os povos do Planeta Terra. Mesmo sabendo usar... irá faltar!

Dr. Gilnei Fróes: Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global"

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Cascavel - por Sergio Sanderson
Ponte Molhada - Cascavel
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1570358 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

+55 45 3227 7750

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação