Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Você está aqui
SOS Planeta Terra -> Eco Dicas
Você Sabia? 1
Postado em 23/02/2006

 QUE... a sociedade humana – depende – para viver, de energia (sol); e matérias primas (água, solos, ar, arvores, alimentos, e energia), para si e sobrevivência das gerações futuras?


 


QUE... o capitalismo – na sociedade industrial – usa 80% do reino animal e 20 % do mineral? Gerando lucro econômico ... para poucos?     E prejuízos ecológicos... para todos?


 


QUE... nasciam no ano 2000 – a cada dia – mais de 255 mil pessoas em todo Planeta?  E que hoje nascem cerca de 365 mil pessoas por dia?


 


QUE... a palavra "Ecologia" (do grego, "oikos") significa "casa" ou "lar"?


 


QUE... os "ecossistemas" vivem sem os seres humanos?    Mas, os humanos não vivem sem os "ecossistemas"?


 


QUE... muitas "florestas"  viraram cinzas?  Carvão?  Ou Grama? Criaram bois?   Industrializaram bifes?   Riqueza capitalizada por poucos?  Ou geraram desertos?  Pobreza ambiental socializada ...para todos? 


 


QUE... "ecossistemas" são a complexa rede unindo animais, vegetais, água, ar e quaisquer outras formas de vida existente na biosfera?


 


QUE... a sobrevivência dos seres humanos é dependente  da preservação dos ecossistemas?


 


QUE... a antiga Babilônia (Polinésia, Índia) e paises vizinhos – pela salinização dos solos – as colheitas não prosperam, não crescem?


 


QUE... o desmatamento, eliminando árvores ao redor das nascentes, determinam "secas"?    E alternam com "enxurradas" – às vezes – fora da estação de chuvas?


 


QUE... o desmatamento transforma os solos – laterisação, com o tempo - em pedra?


 


QUE... São Francisco – cristão radical – pregava a igualdade das espécies da biosfera?  QUE chegou a ser expulso da Igreja?  Que só em 1980, foi proclamado pelo Vaticano como "Santo Patrono da Ecologia"?


 


QUE... O Rei "Edward I", (em 1322, Inglaterra) decidiu que, pela queima de carvão, a PENA DE MORTE aos infratores, era a melhor solução para acabar a poluição?


 


QUE... a "natureza"  é uma máquina automática?  Um organismo vivo? Que ecólogos e cientistas – com tecnologia ambiental - devem dispor da caixa de ferramentas de biotecnologia? Buscar novas respostas em laboratórios, com inovação tecnológica, para defesa do "habitat" planetário?


 


(Jornal "A Opinião Pública" – Pelotas, RS / Gazeta da Liberdade – Salvador, Bahia / ECOmagazine online)


 


Dr. Gilnei  Fróes Gestão Ambiental, Médico-veterinário, ecólogo, amazonólogo, coordenador do Programa  "SOS" Planeta Terra.  Em 1990, indicado ao "The Rolex Awards" (Suíça) e ao "The Global Awards 500" (Kenia) por entidades ambientais de SC e RS.  Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, com o artigo "TAIM: Paralelo  33... ameaçado!" (Jornal da Manhã). Presidente do "Instituto Bering Fróes Eco Global".                                           Autor de projetos ambientais internacionais. 


 


 

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1995247 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação